Já ouviu falar das siglas USDA e SIF? Mas afinal, o que elas fazem? Qual a diferença entre ambas?
Ambas as siglas têm principal função na segurança e fiscalização de alimentos, mais especificamente alimentos de origem animal. Sendo que, o SIF atua no Brasil enquanto o USDA está ligado aos Estados Unidos.
Devido a atuação em diferentes países, hoje o artigo vai tratar das principais diferenças de atuação entre elas. Além da importância de ambas para segurança de produtos como carnes, frango e ovos para os consumidores.
1. O que são USDA e SIF?
1.1 SIF
A sigla SIF quer dizer Serviço de Inspeção Federal e é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como produtos importados, além disso, o SIF está vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).
O selo SIF surgiu após editado o primeiro regulamento para criação de serviço de inspeção dentro dos estabelecimentos que realizam processamento dos produtos. Eventualmente, até o momento do recebimento do selo, o produto passa por várias etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo DIPOA e pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa).
Além disso, todo e qualquer produto de origem animal com responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve ser registrado e aprovado pelo SIF. Para que, assim, se tenha a garantia de produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro, respeitando legislações nacionais e internacionais vigentes.
1.2 USDA
United States Department of Agriculture ou USDA, como o nome diz, é o departamento de agricultura dos Estados Unidos, que foi criado com o propósito de exercer uma gama de funções, dentre elas a segurança alimentar, programas de nutrição e pesquisa.
Além disso, a USDA conta com outros serviços, como Programas de Empréstimo à Habitação para estimular o desenvolvimento rural, Gestão de Recursos Naturais para preservar as terras rurais do país e Educação em Saúde para ensinar as pessoas sobre escolhas alimentares e promover atividades físicas saudáveis.
2. Qual a importância de ambos?
Ambos têm grande importância na garantia de segurança e qualidade de produtos de origem animal. Sendo que, no caso do Brasil, todos os produtos devem ter o selo SIF para a comercialização. Pois, desse modo é garantido que os produtos passaram por fiscalização, bem como respeitaram as legislações nacionais quanto internacionais.
No caso do USDA, além da supervisão dos alimentos para garantia de segurança esse departamento também cuida de pesquisas agrícolas, bem como, programas de nutrição e do fornecimento de subsídios aos agricultores.
Outro ponto importante sobre o USDA é que algumas vezes o mesmo é comparado com o FDA (Leia outros textos sobre FDA na blog da BBO AQUI). Entretanto, apesar de ambos tratarem de fiscalização, o USDA direciona seu foco para carnes, aves e ovos enquanto que a FDA inspeciona quase todos os alimentos.
3. Qual a diferença entre USDA E FDA?
Como já citado, a principal similaridade é a segurança de produtos de origem animal, para garantir que, antes de tudo, a empresa está seguindo as diretrizes para saúde da população.
Entretanto, o USDA é o departamento de agricultura dos Estados Unidos, por isso sua função não se restringe apenas à segurança dos produtos. Diferentemente do SIF que significa serviços de inspeção Federal e tem por objetivo realizar fiscalização para fornecer ou não o selo de comercialização para os produtos.
O USDA cuida de diversas funções, como já citado. Primordialmente, essas funções estão ligadas de modo intrínseco a agricultura e pecuária além de produtores de origem rural. As principais funções deste departamento que se diferem do SIF estão citadas abaixo:
- Segurança alimentar: Através da supervisão para a segurança de carnes, aves e produtos de ovos. Bem como, organismos geneticamente modificados;
- Programas de nutrição: O serviço de alimentação e nutrição do USDA oferecem programas de assistência alimentar, como o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP);
- Pesquisa: As agências do USDA, incluindo o Serviço de Pesquisa Agrícola, o Instituto Nacional de Alimentos e Agricultura e o Serviço Nacional de estatística agrícolas, realizam pesquisas relacionadas a agricultores, pecuaristas e consumidores de alimentos;
- Educação em saúde: O Centro de Política e Promoção Nutricional educa a população sobre escolhas alimentares, além de promover atividade física saudável;
- Gestão de recursos naturais: O USDA contribui para a preservação de terras rurais do país por meio do Serviço Florestal e Nacional de Conservação de Recursos;
- Programas de empréstimo à habitação: Essa função realizada pelo USDA permite com que compradores de casas de áreas rurais obtenham empréstimos diretos com taxas de juros competitivas, de tal forma que, seja estimulado o desenvolvimento rural.
Autores:
Giovanna Gualtieri Garcia – https://www.linkedin.com/in/giovanna-gualtieri-2335401aa
Sobre a BBO
Somos uma empresa de consultoria, P&D&E&I (Pesquisa Desenvolvimento Engenharia e Inovação), treinamento e assessoria para indústrias do setor de alimentos, bebidas, fármacos e embalagens.
Nossa expertise é a engenharia de alimentos. O nome “Black box openers” (abridores de caixa preta) sintetiza nossa missão em abrir a “caixa preta” do cliente para solucionar problemas industriais complexos de maneira lúdica e original.
Caso procure outros cursos, a BBO os oferece AQUI
Caso precise de serviços de consultoria, escreva aqui para falar conosco