A embalagem é uma etapa muito importante quando falamos na cadeia de processamento de alimentos. Pois, através desta etapa garante-se a segurança do alimento contra as condições externas do ambiente e contra microrganismos.
Outra função, a qual diz respeito a embalagem, é a garantia de conservação do produto durante seu tempo de vida de prateleira. Portanto, o objetivo do artigo de hoje é falar sobre os principais materiais utilizados em embalagens, como isso afeta na conservação de alimentos e quais as tendências de embalagens para o futuro.
1. Quais são os principais materiais utilizados em embalagens?
A escolha da embalagem para se utilizar em um produto é um grande desafio mesmo com tantas opções disponíveis hoje em dia.
Isso porque, as características do alimento são levadas em conta na definição da embalagem de um produto. Por exemplo, são considera-se a fragilidade do produto, sua acidez e até se o mesmo é sensível à luz e umidade.
A classificação de produtos é primordial antes da definição de embalagens. Você pode ler o artigo da BBO sobre classificação de alimentos AQUI.
Entretanto, não somente o alimento é considerado, mas também a saúde do consumidor. No caso, se as embalagens contém metais pesados na tinta, por exemplo, podem causar danos ao comprador.
Com isso dito, vamos apresentar as principais embalagens utilizadas hoje em dia:
1.1 Embalagens de papel cartonado
Esse tipo de embalagem pode ser identificado em caixas de leite, sucos e leites condensados, bem como em delivery de comida. Sua principal vantagem é a geração de espaço nas indústrias, já que desmontada, é guardada em formato de chapas.
A partir do momento em que ela se torna a proteção para o alimento, a mesma impossibilita a entrada de odores externos no produto, além de ser possível armazenar em ambientes refrigerados sem danos posteriores à embalagem, além de poderem ser recicladas. Um ponto negativo desta embalagem é a pouca proteção contra choques mecânicos, necessitando cuidado no transporte.
1.2 Embalagens de plástico
Devido ao fato de esse material apresentar uma facilidade de moldar, é usado há muito tempo como embalagens de produtos alimentícios.
Os mais conhecidos são o PET usado em garrafas e o BOPP em embalagens de salgadinhos e doces. São materiais baratos, leves e práticos, além disso, a possibilidade de desenvolvimento do material em diversas cores e formatos é interessante ao se pensar no marketing de uma empresa.
Entretanto, o principal ponto negativo está relacionado ao descarte indevido na natureza, já que, os plásticos levam milhares de anos para se decompor. Além de, caso expostos a temperaturas altas, existe o risco de liberação de componentes tóxicos.
1.3 Embalagens de metálicas
O alumínio é a embalagem metálica mais comumente usada, o qual, graças a sua durabilidade e leveza são usadas em alimentos que necessitam de transporte para longas distâncias ou que ficam mais tempo em exposição.
O alumínio pode ser visto em embalagens de molho de tomate, refrigerante, latas de milho ou ervilha, entre outros. Dentre as principais vantagens desse material temos: a resistência a oxidação, capacidade de manter os alimentos frescos e a durabilidade.
Um ponto importante ao pensarmos nas embalagens de alumínio, são os impactos que a embalagem pode sofrer. Pois, uma lata amassada é um risco à saúde, podendo estar contaminada. Por isso, é importante o cuidado redobrado com esse material, sendo que, latas amassadas ou furadas vão para descarte.
1.4 Embalagens de vidro
O vidro é um material capaz de garantir total impermeabilidade, sendo que, embalagens vedadas corretamente permanecem conservadas por um grande período de tempo. Evitando assim, odores e umidade externa.
Esse material possui também a vantagem de ser totalmente reciclado, sendo uma opção sustentável para as empresas, que em alguns casos utilizam o termo retornável para obter a devolução da embalagem.
Mas, um ponto negativo é o fato de sua densidade ser relativamente alta, ou seja, as embalagens são mais pesadas. Resultando em custos de transporte mais altos pelo cuidado extra a se ter nesta etapa.
2. Como as embalagens afetam a conservação dos alimentos?
Já falamos dos tipos de embalagens e de algumas características importantes que os diferentes materiais podem afetar em certos produtos. Mas vamos agora, especificar mais do porquê essa etapa tem tamanha influência na conservação dos produtos.
Primeiro, como já vimos a embalagem não serve somente para o marketing, mas também para aumentar a vida útil e durabilidade do produto, mantendo o mesmo com qualidade. E para que isso seja possível, é necessária uma análise minuciosa do produto bem como considerar os fatores externos a que um produto pode estar sujeito.
Por isso, alguns produtos precisam de embalagens específicas, trazendo benefícios tanto para o consumidor quanto para o produtor, preservando qualidades nutricionais, aumentando a durabilidade e facilitando o transporte.
Alguns exemplos de como a embalagem pode afetar a conservação de alimentos são:
2.1 Embalagens escuras
Alguns produtos, como azeites, cervejas e vinho e, por exemplo, são sensíveis a luz e o vidro escuro ajuda contra os efeitos de raios solares. Evitando a perda das características sensoriais dos produtos e aumentando a vida útil.
2.2 Embalagens a vácuo
Nesse tipo de embalagem todo o ar é retirado de seu interior, desse modo, o desenvolvimento de microrganismos é impedido. Isso pode ser visto em embalagens de carnes, frios e até grãos. Além de aumentar a vida útil e a conservação, é uma excelente barreira para odores e facilita o transporte.
2.3 Embalagens Tetra Pak
Essa é a indústria mais conhecida no Brasil quando se diz respeito a tecnologia de embalagens e usada geralmente em produtos como leites e sucos. Ela consiste em três camadas, sendo elas: papel cartão, polietileno e folha de alumínio. Essas camadas ajudam na proteção contra a umidade, oxigênio e luz, mantendo todas as características do produto, bem como cuidando de sua conservação.
Com isso, pode-se observar que a escolha errada da embalagem pode acarretar em produtos com menor qualidade, com suas características alteradas e até mesmo com uma vida de prateleira menor. Como seria o caso de um azeite em embalagem de vidro não escuro sujeito a oxidação dos raios solares ou mesmo uma carne não embalada a vácuo contaminada e deteriorada por microrganismos.
Caso a empresa produtora passe por problemas na escolha da embalagem ideal, existem empresas especializadas para o estudo e elaboração de embalagens apropriadas que é possível contatar.
3. Quais as tendências para o mercado de embalagens no futuro?
Mesmo que existam diversas embalagens utilizadas ao longo do tempo, cada vez mais surgem novas tendências. Nesse aspecto e é importante que as empresa sigam o mercado e acompanhem as mudanças.
3.1 Sustentabilidade
Uma das principais tendências diz respeito à sustentabilidade. Conceito esse que os consumidores estão cada vez mais trazendo para fazer parte de suas vidas. Por isso, o que diversas indústrias fazem é se atentar mais na escolha de matérias primas que não impactam tanto o meio ambiente, como a substituição de embalagens plásticas, por exemplo.
3.2 Nova lei de rotulagem
Ademais, com a nova lei de rotulagem que entrou em vigência na data de outubro de 2022, resultou em mudanças obrigatórias que podem gerar multas caso a empresa não se adeque a essas regras. Sendo que, dentre as mudanças estão o rótulo na frente do produto e na parte superior, além de conter os açúcares totais e adicionados, número de porções do pacote, entre outras coisas.
3.3 Embalagens invioláveis e proteção inteligente
Além da sustentabilidade, a segurança e saúde são tendências crescentes no mercado. Sendo que, as embalagens invioláveis colaboram não só com a integridade do produto, mas é mais fácil para o consumidor identificar caso tenha acontecido alguma fraude no produto.
Seguindo a mesma linha de saúde, a proteção inteligente é capaz de proteger o produto contra microrganismos através de substâncias que os exterminam, sendo esse um ótimo diferencial para o mercado.
Portanto, pode-se observar que as embalagens além de impactarem na qualidade e segurança dos produtos, impactam também no mercado de vendas. Uma vez que as tendências levam os consumidores a procurarem produtos que se adequam às novidades do mercado.
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Autores:
Giovanna Gualtieri Garcia – https://www.linkedin.com/in/giovanna-gualtieri-2335401aa
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