Já trouxemos antes o significado e a importância da segurança alimentar (você pode ler esse artigo no blog da BBO clicando aqui). Hoje, vamos trazer o conceito de segurança de alimentos, que é de suma importância para qualquer um que trabalhe ou deseja trabalhar com alimentos.
Apesar de segurança alimentar e segurança de alimentos serem confundidos frequentemente, no texto de hoje vamos apresentar a diferença entre os dois, bem como dar mais enfoque ao que é a segurança de alimentos e para que serve esse termo tão importante na indústria alimentícia.
1. O que é segurança de alimentos?
A segurança de alimentos vem do termo em inglês “Food Safety” e se refere à qualidade do produto consumido, tendo relação então com medidas tomadas para evitar qualquer dano à saúde do consumidor.
Como dito em nosso texto sobre segurança alimentar, esse termo define-se como o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base as práticas alimentares promotoras de saúde.
Então, percebe-se que ambos os significados são bem distintos. Enquanto a segurança alimentar refere-se ao direito de todos de se alimentar, a segurança de alimentos significa a qualidade do produto comercializado.
2. Para que serve a segurança de alimentos?
Como já dito, a segurança de alimentos tem por objetivo garantir um alimento que não apresente efeitos negativos à saúde de quem estará consumindo o produto.
Para garantir que um alimento não cause nenhum mal, realizam-se medidas preventivas para diminuir riscos das etapas do processamento do produto.
Temos, a partir disso, um padrão de qualidade para os alimentos. Por isso, é possível dizer que a segurança de alimentos e a gestão de qualidade andam juntas, para que o produto não chegue apenas com características sensoriais de agrado ao consumidor, mas também, seguro para o consumo e sem riscos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) contaminados por algum microrganismo.
3. Como garantir a segurança dos alimentos no seu processo de produção?
Diversas certificações existem para garantir a segurança de um produto, vamos apresentar algumas abaixo:
- Certificação de orgânicos – É uma certificação em que é preciso que as práticas de produção orgânica sigam a Lei N°10.831/2003, além disso, para obtenção desse certificado, devem ser adotados métodos naturais com a intenção de diminuir o uso de agrotóxicos e energias não renováveis.
- HACCP (APPCC) – Não se trata exatamente de uma certificação, mas, é um sistema de gestão que auxilia na identificação de potenciais perigos à saúde do consumidor. A BBO possui um texto sobre o assunto, caso queira saber mais, “Plano APPCC: O que é e qual a sua importância”.
- ISO 22000:2018 – Trata-se de uma norma que traz requisitos para a gestão de um sistema completo para segurança na produção de alimentos, no qual a organização deve ser capaz de demonstrar capacidade para controlar perigos relacionados à segurança dos alimentos. Além disso, a ISO 22000 possui uma série de normas de gestão da segurança de alimentos e cada uma é focada em um aspecto diferente. No caso da ISO 22000:2018 apresentada, seu foco são diretrizes gerais para a gestão da segurança de alimentos.
4. Conclusão
Os conceitos de segurança alimentar e segurança de alimentos, mesmo diferentes, enfrentam confusões frequentes. Sendo que, a segurança de alimentos, tema do qual tratamos hoje, diz respeito a qualidade do alimento consumido, para que o mesmo não apresente efeitos negativos à saúde do consumidor.
Esse termo é importante tanto para a empresa quanto para as pessoas que consomem o produto, pois a empresa ganha credibilidade ao possuir selos de segurança de alimento e o consumidor tem a certeza de que aquele produto não estará contaminado.
São diversos os certificados capazes de se obter para a garantia da segurança do produto, entretanto, a base para consegui-los é o foco em uma gestão de qualidade na cadeia de processamento.
5. Referências
(1) As certificações de qualidade para segurança de alimentos. Paripassu, 2022. Disponível em: https://www.paripassu.com.br/blog/certificacoes-seguranca-de-alimentos. Acesso em: 05 de novembro de 2022
Autores:
Giovanna Gualtieri Garcia – https://www.linkedin.com/in/giovanna-gualtieri-2335401aa
Sobre a BBO
Somos uma empresa de consultoria, P&D&E&I (Pesquisa Desenvolvimento Engenharia e Inovação), treinamento e assessoria para indústrias do setor de alimentos, bebidas, fármacos e embalagens.
Nossa expertise é a engenharia de alimentos. O nome “Black box openers” (abridores de caixa preta) sintetiza nossa missão em abrir a “caixa preta” do cliente para solucionar problemas industriais complexos de maneira lúdica e original.
Caso procure outros cursos, a BBO os oferece AQUI
Caso precise de serviços de consultoria, escreva aqui para falar conosco